- CUIABÁ
- TERÇA-FEIRA, 13 , JANEIRO 2026


Um homem foi preso em flagrante, nessa quarta-feira (29), suspeito de furtar energia elétrica para uma empresa de reciclagem em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá (MT). A prisão ocorreu durante a Operação Energia Limpa, deflagrada pela Polícia Civil, em conjunto com a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e a concessionária Energisa.
Segundo a Polícia Civil, o suspeito oferecia serviços de ligações clandestinas — conhecidas popularmente como “gato” — e foi flagrado no momento em que realizava uma ligação direta na rede elétrica do estabelecimento. Ele já vinha sendo monitorado pelas equipes de fiscalização e poderá responder por furto qualificado, crime com pena de até oito anos de prisão.
A empresa de reciclagem, alvo da operação, possui histórico de irregularidades e já havia sido autuada anteriormente pelo mesmo tipo de fraude. Durante a ação, foram apreendidos diversos equipamentos utilizados nas ligações ilegais, como uma vara de manobra, um bastão pega-tudo, luvas de borracha, capacete de proteção, cinto de segurança e três portas fusíveis.
O gerente de perdas da Energisa Mato Grosso, Luciano Lima, destacou a relevância da prisão. Segundo ele, identificar e deter o responsável técnico pelas ligações irregulares representa um avanço importante no combate ao furto de energia, uma vez que, na maioria dos casos, apenas os beneficiários são responsabilizados.
De acordo com a concessionária, o furto de energia elétrica causa prejuízos significativos ao sistema, podendo provocar curtos-circuitos, incêndios e até mortes, além de aumentar os custos para os consumidores que pagam suas contas de forma regular.