- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 27 , NOVEMBRO 2025


O governo de Mato Grosso decidiu substituir a concretagem integral das pistas do BRT em Cuiabá por pavimento flexível. Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, estudos técnicos apontaram que o asfalto é a solução mais adequada para o trecho que passa pelo canal da Prainha.
As obras de recuperação já estão em andamento nas avenidas Prainha e XV de Novembro. Nessas vias, as faixas exclusivas para o transporte público também serão executadas em asfalto, com concretagem apenas nas áreas de parada e estações. A Avenida da Prainha ainda ganhará uma nova pista para ampliar a capacidade de tráfego.
O pavimento que será aplicado nos corredores do BRT é o CBUQ com polímeros, o mesmo utilizado no Autódromo Internacional de Mato Grosso. A escolha também levou em conta as intervenções de drenagem executadas pela Águas Cuiabá, por meio de um TAC firmado com o Ministério Público e a Prefeitura, que abrangem toda a bacia da Prainha e vias do entorno. Concretar o trecho, segundo Marcelo, comprometeria o desempenho do sistema de captação de águas pluviais.
O secretário reforçou que a drenagem do Centro não está vinculada às obras do BRT. “Precisamos desmistificar essa ideia de que os problemas de drenagem do Centro de Cuiabá, que acontecem há décadas, são provocados ou serão resolvidos pelas obras de infraestrutura do transporte público. Não são. A drenagem do Centro ficou a cargo do TAC firmado entre Prefeitura, Ministério Público e Águas Cuiabá”, declarou.