- CUIABÁ
- DOMINGO, 7 , DEZEMBRO 2025


O prefeito Abilio Brunini (PL), abriu uma live no Instagram nessa sábado (6) para comentar a decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de escolher o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como nome do partido para disputar a Presidência da República em 2026.
Ao lado da primeira-dama, Samantha Iris (PL), Abilio pontuou que a escolha de Flávio demonstra firmeza política em um momento delicado vivido por Bolsonaro, atualmente inelegível e preso após ser condenado a 27 anos e 3 meses de prisão no processo da trama golpista.
Segundo ele, a melhor estratégia seria “não ficar em cima do muro”. “A melhor estratégia tomada é o posicionamento, não ficar em cima do muro, ter lado e vamos para cima”, declarou.
O prefeito também destacou que a decisão representa união dentro da direita. “Eu acredito que a melhor escolha que poderia ter sido feita foi a escolha que o presidente Jair fez”, afirmou, acrescentando que Flávio tem condições de unificar o campo conservador.
A escolha de Flávio Bolsonaro já foi comunicada ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), um dos nomes mais cotados para assumir a sucessão de Bolsonaro antes da definição. Tarcísio, preferido por setores do centro político, deve agora concorrer à reeleição no estado.
“Eu entendo também que com naturalidade terão outras candidaturas, terá a candidatura do Zema, terá a candidatura do Caiado, terá possivelmente a candidatura do Ratinho, cada um dentro dos seus partidos, eu acredito que o Caiado deve vir pela União Brasil, o Zema deve vir pelo Novo e o Ratinho provavelmente deve vir pelo PSD. No primeiro momento alguém pode questionar, esse é o processo natural, quando o Flávio chegar no segundo turno, os demais candidatos, aqueles que estão no outro movimento, no movimento de centro, no movimento de centro-direita, eles poderão vir somar com a gente no segundo turno”, comentou Abilio.
As manifestações de apoio ao senador engrossam a onda que se formou em todo o país após Flávio afirmar publicamente ter sido escolhido pelo pai para representar o PL na corrida presidencial. O presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, confirmou que o ex-presidente “ratificou” o nome do senador, consolidando a escolha internamente.
Ao encerrar sua fala, Abilio Brunini reforçou o alinhamento com o projeto do partido para 2026 ao afirmar que “essa eleição agora já tem um nome, um nome da direita: Flávio Bolsonaro, pré-candidato”.