sábado, 27 - junho 2026 - 19:11



JUSTIÇA

Motorista acusado de matar 19 foliões no RN é preso em Cuiabá


Reprodução
Reprodução

Um homem de 68 anos, apontado como responsável pelo atropelamento que matou 19 pessoas durante um bloco de Carnaval em Natal (RN), foi preso nesta sexta-feira (26), em Cuiabá. Foragido da Justiça há mais de quatro décadas, Aluísio Farias Batista foi localizado após uma operação integrada entre as polícias civis do Rio Grande do Norte e de Mato Grosso, com apoio da Polícia Federal.

Conhecido como Tragédia do Baldo, o acidente ocorreu em 1984 e teve grande repercussão nacional. Desde então, Aluísio era considerado foragido e vivia em Mato Grosso utilizando documentação falsa em nome de uma pessoa já falecida, segundo as investigações.

A prisão foi resultado de um trabalho de inteligência iniciado após a Polícia Civil do Rio Grande do Norte solicitar apoio às forças de segurança mato-grossenses para localizar o acusado. Após semanas de investigações, equipes conseguiram confirmar sua identidade e descobrir seu paradeiro.

Com o auxílio de órgãos de inteligência da Polícia Civil de Mato Grosso e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), os investigadores identificaram que o foragido residia no bairro Jardim Presidente I, em Cuiabá, onde levava uma vida discreta e havia constituído uma nova família.

Na sexta-feira, policiais da Gerência Estadual de Polinter cumpriram o mandado de prisão no imóvel. Após ser detido, Aluísio foi encaminhado à sede da Polinter, onde permanece à disposição da Justiça.

Tragédia marcou o Carnaval de 1984

Na época do acidente, Aluísio tinha 26 anos e trabalhava como motorista de ônibus. O veículo conduzido por ele atingiu participantes do tradicional bloco carnavalesco Puxa-Sacos, no bairro Alecrim, em Natal, provocando a morte de 19 pessoas e deixando dezenas de feridos.

Entre as vítimas estavam o neto do então senador Dinarte Mariz e cinco sargentos da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

Em depoimentos prestados ao longo dos anos, Aluísio afirmou que já havia encerrado o expediente quando foi chamado para substituir outro motorista. Segundo sua versão, ao passar pela região do Baldo, enfrentou uma via com pouca iluminação e precisou desviar de um Volkswagen Fusca que seguia à sua frente. Ao retornar para a pista, encontrou outra escola de samba desfilando e alegou que não houve tempo nem espaço para evitar o atropelamento.

O caso ganhou ampla repercussão em todo o país e permaneceu entre as maiores tragédias do Carnaval brasileiro. De acordo com as investigações, após o episódio o motorista deixou o Rio Grande do Norte e passou a viver em Cuiabá, onde permaneceu escondido por mais de 40 anos até ser localizado pelas forças de segurança.


Entre no nosso canal do Whatsapp e receba noticias em tempo real. Clique Aqui
+