- CUIABÁ
- SEXTA-FEIRA, 25 , ABRIL 2025
Um grupo criminoso foi alvo da Operação Safe Truck, deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (26), após movimentar mais de R$ 60 milhões com crimes de roubos, furtos e receptação de peças de veículos pesados, como carretas e caminhões. A ação, conduzida pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá, cumpre 120 ordens judiciais em Mato Grosso e outros quatro estados.
As investigações apontaram que o grupo criminoso, composto por mais de 30 integrantes, operava de forma estruturada, dividindo funções entre os responsáveis pelos furtos e aqueles encarregados da revenda das peças roubadas. Além disso, a análise financeira dos envolvidos revelou uma movimentação atípica de valores, configurando indícios de lavagem de dinheiro.
A Justiça expediu 20 mandados de prisão preventiva e 46 de busca e apreensão, além do bloqueio de contas bancárias e sequestro de veículos. As ordens judiciais são cumpridas nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis, bem como em João Pessoa (PB), Vilhena (RO), Araçatuba (SP) e Araranguá (SC).
Empresas localizadas em Mato Grosso e em outros estados foram identificadas como parte do esquema criminoso. Segundo a Polícia Civil, os criminosos transportavam as peças furtadas para outros estados, onde eram revendidas a empresas e oficinas mecânicas.
A operação faz parte do programa Tolerância Zero, do Governo do Estado de Mato Grosso, e contou com o apoio de 162 policiais do estado e equipes das Polícias Civis de São Paulo, Rondônia, Santa Catarina e Paraíba. O nome Safe Truck faz referência ao objetivo de garantir segurança aos profissionais do setor de transporte rodoviário.