- CUIABÁ
- SÁBADO, 2 , AGOSTO 2025
O MDB de Mato Grosso enfrenta dificuldades para montar uma chapa competitiva à Câmara dos Deputados, em meio ao impasse nacional com o Republicanos sobre a possível formação de uma federação partidária. A legenda corre o risco de ficar sem representação federal no estado nas eleições de 2026.
Os dois únicos deputados federais da sigla devem migrar para outras legendas. Juarez Costa está em tratativas avançadas com o Podemos, enquanto Emanuelzinho já confirmou sua filiação ao PSD. Sem os parlamentares, o MDB não vislumbra chances reais de eleger novos nomes para a Câmara, o que tem desmotivado possíveis candidatos a se lançar pelo partido.
Diante desse cenário, a direção estadual do MDB deve redirecionar suas prioridades. Com a iminente saída do ex-deputado Carlos Bezerra do comando regional, a deputada estadual Janaina Riva assumirá o controle do partido e passará a liderar as articulações para 2026.
A legenda pretende concentrar esforços em duas frentes: o lançamento da candidatura de Janaina Riva ao Senado e a formação de uma chapa competitiva para a Assembleia Legislativa.