sexta-feira, 1 - agosto 2025 - 14:45

Cúpula do PL vê Rosana com chances de ganhar para federal


Reprodução
Reprodução

A direção regional do PL em Mato Grosso avalia que a ex-prefeita de Sinop e segunda-suplente do senador Wellington Fagundes, Rosana Martinelli, poderá ser uma das surpresas nas eleições de 2026, com chances reais de conquistar uma vaga na Câmara dos Deputados.

Segundo lideranças da sigla, Rosana consolidou identidade com a direita conservadora e com o bolsonarismo — força política com forte presença no Nortão do estado. Além disso, ela carrega um importante recall político por ter sido vice-prefeita e, posteriormente, prefeita de Sinop, considerada a “capital do Nortão”.

Na disputa regional, Rosana terá como principal concorrente o deputado federal Juarez Costa (MDB), que deve migrar para o Republicanos. Ainda assim, o PL acredita que, com uma campanha bem estruturada, amparada por recursos do fundo partidário e o apoio de lideranças influentes, Rosana pode ultrapassar a marca de 60 mil votos — o que a colocaria entre os principais nomes da chapa da legenda.

O partido projeta eleger entre duas e três cadeiras para a Câmara Federal em 2026. Além de Rosana Martinelli, estão cotados para compor a chapa os atuais deputados federais Coronel Fernanda, Nelson Barbudo e Rodrigo da Zaeli, além de Assis Gurgacz, que ainda deve se filiar ao PL. Outros nomes que devem integrar a disputa são Thiago Boava e Rafael Ranalli.

Com o fortalecimento da base bolsonarista em Mato Grosso, o partido trabalha para manter protagonismo no Congresso e ampliar sua bancada na Câmara dos Deputados.

+