quarta-feira, 7 - outubro 2026 - 17:23



CAROLINE RODRIGUES

Dostoiévski e o vício que cabe na palma da mão


Quase 160 anos separam a roleta de Dostoiévski das bets, mas pouco mudou na relação entre sorte, expectativa, perdas e dependência

A proibição das Bets pelo Governo Federal trouxe a público uma enxurrada de relatos traumáticos de famílias que sofreram ou sofrem com o vício de aposta de algum membro. Pessoas que perderam tudo e ainda contraíram dívidas com alto valor ou impagáveis. Um contexto que coloca o vício em jogo em evidência e dialoga com o Fiodór Dostoiévski através do livro O Jogador.

O autor foi dominado pelo jogo nos anos aproximados a 1866 e usou sua experiência de servidão à cultura da sorte para escrever. Naquela época, Dostoiévski precisou de uma roleta e, hoje, basta um celular para se ter a mesmo dano.

Quero aqui deixar claro que não tenho mínima vontade de dar um desagradável spoiler. Contudo, pretendo contribuir com a leitura de quem irá iniciá-la, ao mesmo tempo que reavivar a memória dos que já leram.

Acredito que um dos pontos que merecem destaque é o do motivo pelo que jogar. Nosso protagonista, Alexei, ao longo da história, aponta uma série de motivos: conquistar um amor, deixar de ser dependente, sair de uma condição de escassez financeira e alcançar a fortuna. Porém, com o passar do tempo, todos eles parecem nulos diante do principal motivo de se apostar, que é estar no jogo.

Nesse ponto, acho que todos começam assim. É uma dívida que precisa ser paga, uma grana para inteirar a feira, um gás ou qualquer necessidade imediata. Objetivos concretos que podem esconder algo muito mais poderoso: a excitação de estar no jogo, a expectativa da recompensa e a possibilidade permanente de que a próxima aposta seja justamente aquela que vai mudar tudo.

Quando ouvimos uma pessoa viciada em jogo, ela sempre tem um relato exitoso, que justifica a manutenção no vício e a perspectiva de um futuro e incerto sucesso, o que caracteriza a cultura da sorte. O que ela deixa de contar são as inúmeras derrotas e as dívidas acumuladas durante o processo.

Alexei esteve em todas as posições e até diante da fortuna não se empolgou. Na verdade, sofreu com a ausência da roleta como se fosse uma linda senhora, daquelas presentes em romances clichês. Então deixou a vida correr em tédio e torcendo contra ele mesmo, seguiu caminhos que o levariam ao fim dos recursos e retorno aos cassinos.

Eu sei que este artigo de poucas linhas não refletem todas as perspectivas do livro. Mas, eu acredito que contribui para o entendimento desse vício, que sempre foi invisibilizado. Acho que até na época das operações de combate ao jogo do bicho, que foram mais recentes, falou-se muito nas perspectivas ilegalidade e contravenção na criminais. A discussão sobre dependência e saúde pública ocupou um espaço muito menor.

Vale aqui lembrar que não falar sobre o vício em jogo não significa que ele é novo. O livro O Jogador foi publicado em 1866 e, naquela época, o problema já era velho e acontecia sobre a mesa da roleta ou carteado. Agora, está na palma da mão.

Caroline Rodrigues é jornalista há mais de 20 anos, mestre em Comunicação, tenta praticar esportes desde que se entende por gente, chora em filmes em que o cachorro morre no final e conta causos em boteco. É acadêmica de Nutrição, fala de tudo e se especializou em muitos nadas.


Entre no nosso canal do Whatsapp e receba noticias em tempo real. Clique Aqui
+