- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 24 , ABRIL 2025
Oito pessoas foram presas em flagrante na manhã desta sexta-feira (18) durante a Operação Incursio Contra Terram, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). As diligências têm como alvo uma organização criminosa ligada à facção Comando Vermelho, suspeita de coordenar a ocupação ilegal de uma área pública em Cuiabá, próximo da Ambev e do Haras Twin Brother, em Cuiabá.
A operação mobilizou cerca de 200 policiais militares e resultou no cumprimento de 11 ordens judiciais, além do registro de 60 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) — procedimentos aplicáveis a infrações penais de menor potencial ofensivo.
As investigações tiveram início a partir de denúncias anônimas enviadas à Ouvidoria do Ministério Público. De acordo com o Gaeco, o grupo criminoso atuava com uma estrutura organizada, contando inclusive com o suposto apoio de servidores públicos. A área invadida era dividida em ruas e lotes, cada um sob responsabilidade de um integrante que, por meio de aplicativos de mensagens, repassava informações sobre datas, locais e valores cobrados dos futuros ocupantes.
O Ministério Público apontou indícios dos crimes de organização criminosa, esbulho possessório, além de corrupção ativa e passiva.
As ordens judiciais foram autorizadas pela juíza Edna Ederli Coutinho, do Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo). As investigações seguem em andamento, e novas medidas não estão descartadas.
A força-tarefa do Gaeco é composta pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo.