terça-feira, 5 - agosto 2025 - 16:10

Vereadores aprovam moção de repúdio contra Moraes; veja


Câmara de Cuiabá
Câmara de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, nesta terça-feira (5), uma moção de repúdio contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em protesto à decisão que impôs prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A medida teve apoio da ampla maioria dos vereadores: 15 votaram a favor, apenas um foi contra e houve uma abstenção.

De autoria do vereador Ranalli (PL), o documento acusa o ministro de ultrapassar os limites constitucionais, apontando supostas violações à liberdade de expressão, ao devido processo legal e à separação entre os Poderes. A moção critica especialmente decisões monocráticas, como a remoção de publicações em redes sociais e a imposição de medidas restritivas antes de uma condenação definitiva.

“Nenhuma autoridade, por mais elevada que seja sua função, está acima da Constituição ou imune à crítica republicana”, afirma um trecho do texto, que também pede ao Senado Federal que dê celeridade aos pedidos de impeachment protocolados contra Moraes.

O documento será enviado ao ministro e ao Senado, e menciona até críticas internacionais, afirmando que os Estados Unidos estariam avaliando sanções individuais contra autoridades brasileiras por supostas violações a princípios democráticos.

Como votaram os vereadores:

A favor (15)
Paula Calil (PL), Alex Rodrigues (PV), Baixinha Giraldelli (Solidariedade), Cezinha Nascimento (União), Dra. Mara (Podemos), Dilemário Alencar (União), Eduardo Magalhães (Republicanos), Fellipe Corrêa (PL), Kássio Coelho (Podemos), Marcrean Santos (MDB), Michelly Alencar (União), Ranalli (PL), Samantha Íris (PL), Tenente Coronel Dias (Cidadania), Wilson Kero Kero (PMB)

Contra (1)
Professor Mário Nadaf (PV)

Abstenção (1)
Katiuscia Manteli (PSB)

+