- CUIABÁ
- SEXTA-FEIRA, 25 , JULHO 2025
Ex-prefeito de Rondonópolis por três mandatos e ex-deputado estadual por cinco, Zé Carlos do Pátio está de saída do PSB e deve se filiar ao PV. A mudança de legenda ocorre dentro da federação partidária formada por PT, PV e PCdoB, pela qual o político tentará retornar à Assembleia Legislativa de Mato Grosso nas eleições de 2026.
O PV será o quarto partido de sua carreira. Com um perfil populista, Pátio passou três décadas no MDB, migrando depois para o Solidariedade e, em 2022, para o PSB.
O ex-prefeito tem manifestado o desejo de se tornar uma das principais lideranças da esquerda no Estado e, nos bastidores, não esconde a intenção de disputar o governo estadual no futuro. Apesar do discurso, fontes próximas apontam que a possível candidatura ao Executivo seria apenas uma estratégia de autopromoção. De acordo com informações apuradas pelo Blog, a filiação ao PV e o projeto de candidatura a deputado estadual têm o incentivo direto do presidente Lula, com quem Pátio teria se reunido recentemente.
Na federação, Pátio enfrentará nomes já consolidados dentro do PT, como os deputados estaduais Lúdio Cabral e Valdir Barranco, além dos suplentes Henrique Lopes e Graciele Santos.