domingo, 10 - agosto 2025 - 12:41

Em post, Vânia coloca 'panos-quentes' em atrito com Abilio e nega racha na prefeitura


Reprodução
Reprodução

Em uma tentativa de acalmar os ânimos após o tenso episódio na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), a vice-prefeita de Cuiabá, Vânia Rosa (Novo), se manifestou neste domingo (10) em suas redes sociais. Por meio de uma série de imagens com textos, a coronel da Polícia Militar buscou “colocar panos quentes” na possível crise com o prefeito Abílio Brunini (PL), negando qualquer racha e reforçando o compromisso com a gestão.

Na publicação, Vânia Rosa inicia a manifestação afirmando que sua missão é “servir e cuidar da nossa cidade”. A vice-prefeita, que foi exonerada do cargo de secretária da Semob, defendeu a sua atuação na pasta, que segundo ela, implantou mudanças para modernizar espaços e processos. “Em cada função que assumi, deixei o coração e a energia para melhorar o serviço público”, diz um trecho da postagem.

A manifestação faz referências diretas ao episódio ocorrido na Semob, onde o prefeito Abílio Brunini realizou uma vistoria no sábado. Vânia Rosa, no entanto, minimiza o ocorrido e tenta demonstrar cordialidade na relação com o gestor.

“Em nenhum momento houve esbravejamentos ou batida de portas na Prefeitura, muito menos qualquer agressão física ou verbal durante meus encontros com o prefeito Abílio Brunini. Temos uma relação de trabalho baseada no respeito institucional e no compromisso com Cuiabá, mesmo diante das diferenças naturais que fazem parte da vida pública”, diz um dos trechos.

A postagem, porém, contrasta com o clima de tensão registrado em vídeo e no boletim de ocorrência sobre a vistoria na sede da secretaria no último sábado (9). O documento policial aponta que os ânimos estavam “exaltados” e que houve “troca de ofensas” entre os gestores. A própria Prefeitura, em nota, admitiu que a advogada de Vânia Rosa estaria com “ânimo exaltado”.

A vice-prefeita, contudo, defendeu a sua ida à Câmara Municipal para apresentar o trabalho da Semob, citando que “as divergências existem, mas sempre agi com respeito à instituição e à sua presidência”. Ela reforçou que “acredita no diálogo, porque é com conversa franca e respeito que se constrói uma cidade mais justa.”

Por fim, Vânia Rosa conclui a postagem agradecendo a confiança dos cuiabanos e reafirmando o compromisso de “ver nossa cidade prosperar”. “Quando trabalhamos juntos, não há obstáculo que Cuiabá não possa vencer”, finaliza a publicação.

Bate-boca em vistoria 

O clima tenso entre prefeito e vice foi registrado por servidores e pela equipe de comunicação da Prefeitura. Segundo boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada e esteve no local. De acordo com a defesa de Vânia, ela não havia sido comunicada oficialmente de sua exoneração e se surpreendeu com a vistoria de Abilio, que tentava acessar sua sala.

A Prefeitura de Cuiabá, em nota, negou que tenha ocorrido um desentendimento e classificou a vistoria como “técnica e administrativa”.

+