sexta-feira, 15 - agosto 2025 - 15:03

Abílio defende Medeiros ao Senado, rejeita Janaina e aliança com MDB


Prefeito de Cuiabá Abílio Brunini
Prefeito de Cuiabá Abílio Brunini

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), afirmou nesta quinta-feira (14) que descarta qualquer possibilidade de composição majoritária com o MDB nas eleições de 2026 em Mato Grosso. A declaração ocorre em meio à pré-candidatura da deputada estadual Janaina Riva (MDB) ao Senado Federal.

Abílio, que integra a ala bolsonarista do PL, reforçou que sua prioridade será a eleição do deputado federal José Medeiros (PL), aliado político e militante da direita. Em 2026, estarão em disputa duas cadeiras do estado no Senado.

Apesar de destacar que mantém boa relação pessoal com Janaina — a quem classificou como “gente boa” e de “fácil relacionamento” — o prefeito foi categórico ao afirmar que, por questões estratégicas, não apoiará a parlamentar em sua corrida ao Senado.

— Nós da direita não podemos eleger senador covarde ou com rabo preso, que chegue ao Senado e não faça os enfrentamentos necessários. Precisamos de alguém que defenda de forma clara as pautas da direita — declarou Abílio.

Segundo ele, nem Janaina nem o MDB se enquadram nesse perfil. O prefeito argumenta que o partido da deputada está longe de representar os ideais do campo conservador e, por isso, rejeita qualquer possibilidade de composição entre liberais e emedebistas no estado.

— O MDB não é de direita. Janaina, com todo respeito, também não. Nosso projeto é eleger alguém com compromisso firme com a agenda conservadora — concluiu.

+