quinta-feira, 2 - outubro 2025 - 17:38

Com Fávaro, Emanuel avança para disputa a governador


Emanuel Pinheiro
Emanuel Pinheiro

Recém-filiado ao PSD, partido do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, mesmo enfrentando forte desgaste político, está decidido a disputar o governo de Mato Grosso em 2026.

Embora reconheça que suas chances de vitória sejam limitadas, Pinheiro aceitou o convite da sigla com o objetivo de marcar posição, ampliar sua visibilidade em todo o estado e defender o que classifica como o “legado” de sua gestão à frente da capital. A pré-candidatura também servirá como plataforma para fortalecer o projeto de reeleição do filho, o deputado federal Emanuelzinho (MDB).

A articulação foi alinhada diretamente com Carlos Fávaro, após o recuo da médica Natasha Slhessarenko, que desistiu da pré-candidatura ao governo e optou por disputar uma vaga na Câmara Federal. Com isso, Emanuel passou a ser o nome mais viável dentro do grupo político como uma alternativa para representar o PSD na corrida pelo Palácio Paiaguás.

Diante da polarização prevista entre o atual vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), provável candidato da base governista, e o senador Wellington Fagundes (PL), que deve liderar o palanque bolsonarista, Emanuel surge como uma possível terceira via.

Nesse cenário, o ex-emedebista pode atrair apoio de partidos de centro e da esquerda, como o PSB, a federação PT-PCdoB-PV, além de Rede/Psol, que já dialogam em nível estadual e nacional sobre alianças para 2026.

+