Faltam poucos dias para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025, e os participantes devem ficar atentos a todos os detalhes para evitar imprevistos. O Cartão de Confirmação de Inscrição já está disponível na Página do Participante e reúne informações essenciais, como o número de inscrição, datas e horários das provas, local de aplicação e, quando solicitado, dados sobre atendimento especializado ou uso de nome social.
Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda que os candidatos levem o Cartão de Confirmação nos dias de aplicação do exame, marcados para 9 e 16 de novembro.
Como acessar e imprimir o Cartão de Confirmação
-
Acesse a Página do Participante e clique em “Entrar com gov.br”;
-
Faça login com sua conta Gov.br e selecione “Continuar”;
-
No menu à esquerda, clique em “Local de Prova”;
-
Acesse o ícone azul apresentado pelo assistente virtual;
-
O sistema exibirá o Cartão de Confirmação. Para imprimir, role até o final da página e selecione “Imprimir”.
Aplicativo e simulados para revisão
Na reta final de preparação, os estudantes podem utilizar o aplicativo MEC Enem – o Simuladão do Enem, lançado pelo Ministério da Educação (MEC).
A plataforma oferece:
-
Simulados com questões por área de conhecimento;
-
Correção automatizada de redação;
-
Materiais de reforço (vídeos e apostilas);
-
Assistente virtual de estudos.
Videoaulas de redação no YouTube
O MEC também firmou uma parceria com o YouTube para lançar uma série de videoaulas sobre redação, disponíveis nos canais MEC e YouTube Edu.
As aulas abordam interpretação de textos, estratégias de escrita e as cinco competências avaliadas na redação do Enem. O conteúdo foi publicado em 21 de outubro e está disponível gratuitamente.
Cartilha da Redação do Enem 2025
Os participantes que desejam aprimorar a escrita podem acessar a nova edição da cartilha “A Redação do Enem 2025 – Cartilha do(a) Participante”.
O material explica a Matriz de Referência da redação e apresenta exemplos comentados de textos nota 1000 do Enem 2024, servindo como guia para o candidato entender o que é avaliado e como estruturar um bom texto dissertativo-argumentativo.



