- CUIABÁ
- SEGUNDA-FEIRA, 15 , DEZEMBRO 2025


A Operação Rondon, deflagrada na Terra Indígena Sararé, entre Conquista d’Oeste e Pontes e Lacerda, resultou na destruição de dezenas de acampamentos, maquinários, motores estacionários, geradores de energia e grandes quantidades de combustível utilizados por criminosos na região.
Segundo a Polícia Federal, esta foi a 7ª fase da operação, que tem como foco o combate ao desmatamento ilegal, garimpo clandestino, comércio irregular de ouro, organização criminosa e porte ilegal de arma de fogo. A ação busca reprimir crimes ambientais e econômicos dentro da TI Sararé, desarticulando frentes de garimpo, desocupando áreas invadidas e inutilizando os equipamentos empregados na extração ilegal.
Durante as diligências, também foram destruídos túneis e minas subterrâneas utilizados para a extração ilícita de minério. A PF informou que seguirá na identificação dos proprietários dos maquinários e no rastreamento da origem dos explosivos encontrados, com o objetivo de apurar a participação de cada envolvido e responsabilizá-los penal e administrativamente.