quarta-feira, 24 - junho 2026 - 07:49



ATUAÇÃO COM FÉ

Virginia recorda trabalho no lixão, transplante renal e promete atuação pelos mais 'carentes' em Brasília


Allan Mesquita / Da Redação
Reprodução
Reprodução

Com um terço rosa envolto nas mãos, a ex-primeira-dama Virginia Mendes lançou na noite desta terça-feira (23), em Cuiabá, sua pré-candidatura à Câmara dos Deputados. Em um discurso marcado por referências à fé, à família e à superação, Virginia relembrou a origem humilde, o transplante renal que recebeu do marido, o ex-governador Mauro Mendes, e destacou o trabalho social desenvolvido junto a comunidades vulneráveis, incluindo o antigo lixão da Capital.

Ao defender sua trajetória na área social, a pré-candidata afirmou ter orgulho de ter estado em locais que, segundo ela, raramente recebiam a visita de autoridades.

“Eu fui a primeira-dama a pisar no lixão. Eu tenho muito orgulho disso. Eu fui no lixão, eu trabalhei no lixão”, declarou.

Segundo Virginia, a experiência reforçou sua convicção de que todas as pessoas devem ser tratadas da mesma forma, independentemente da condição social.

“Se eu estou em um evento ou se estou no lixão, para mim todo mundo é igual. Ninguém é diferente. O respeito tem que ser o mesmo”, afirmou.

Durante a fala, Virginia também relembrou a infância marcada por dificuldades. Filha adotiva, contou que cresceu em uma família humilde e que chegou a passar parte da infância dentro de casa por receio da mãe adotiva de perdê-la para a família biológica.

“Eu cresci sem amigos. Ficava olhando minhas vizinhas brincando na rua e eu ficava dentro de casa olhando pela janela”, relatou.

Outro momento de forte emoção ocorreu quando ela falou sobre os problemas de saúde que enfrentou ao longo da vida. Virginia lembrou que precisou passar por um transplante renal e revelou que o doador foi o próprio marido.

Segundo ela, Mauro foi compatível para a doação mesmo sem possuir vínculo sanguíneo.

“Eu nunca imaginei que um dia precisaria de um transplante renal. Deus colocou esse homem na minha vida. É muito difícil até um parente ser compatível, imagina o marido. E ele foi compatível comigo”, afirmou.

Virginia também relatou as complicações enfrentadas durante o tratamento e classificou a recuperação como uma demonstração da atuação de Deus em sua vida.

Ao justificar a entrada na disputa eleitoral, a ex-primeira-dama afirmou que a própria história de superação a aproximou das pessoas atendidas pelos programas sociais desenvolvidos durante as gestões de Mauro Mendes.

“Eu vim de uma família humilde. Eu precisei de ajuda, minha família precisou. Por isso me identifico muito com as pessoas mais carentes e mais humildes”, disse.

Caso seja eleita, Virginia afirmou que pretende atuar principalmente em defesa das mulheres, defendendo o endurecimento das leis para combater a violência de gênero.

“Eu quero muito trabalhar e ajudar as mulheres. Nós precisamos de leis mais fortes, mais severas e realmente rigorosas para proteger as nossas mulheres”, declarou.

Ao encerrar o discurso, ainda segurando o terço rosa, Virginia afirmou que colocou sua decisão nas mãos de Deus e se disse pronta para representar Mato Grosso em Brasília.

“Se for a vontade de Deus e a vontade do povo, eu estou com o meu nome disponível para vocês”, concluiu sob aplausos dos apoiadores.


Entre no nosso canal do Whatsapp e receba noticias em tempo real. Clique Aqui
+