sexta-feira, 23 - maio 2025 - 15:57

VÍDEO: Prefeito diz que população lota Upas às segundas em busca de atestados


Prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL)
Prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL)

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), atribui o aumento na procura por atendimento médico às segundas-feiras à busca por atestados médicos para justificar faltas ao trabalho ou a outros compromissos. Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito analisa imagens de câmeras de segurança e destaca que, às sextas-feiras, as UPAs e policlínicas estão praticamente vazias. “Mas, aposte comigo, na segunda-feira vai estar tudo lotado”, ironiza.

Ele ressalta que, nesta sexta-feira, a UPA Leblon estava vazia, mas que houve picos de atendimento nos dias 5, 12 e 19 de maio — todos segundas-feiras. “Uma quantidade de casos com a única finalidade de pedir atestado, o que acaba prejudicando as pessoas que realmente precisam do atendimento durante a semana”, critica.

Brunini reconhece que não se deve generalizar, pois muitas pessoas procuram as unidades por necessidade real. Ele também admite a necessidade de melhorias no funcionamento e no atendimento das unidades de saúde. “Quando você tem praticamente quatro pessoas buscando atestado para cada uma que busca atendimento, isso gera um tumulto no processo de atendimento”, reclama, e alerta que esse comportamento não pode continuar, pois prejudica quem realmente precisa do serviço.

“Ajude a gente a melhorar a saúde de Cuiabá. Use a unidade de saúde para cuidar da sua saúde e da saúde dos seus familiares”, conclui. A superlotação nas unidades de saúde é um dos principais desafios da capital, e a gestão municipal é constantemente cobrada para aprimorar o atendimento.

+