- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 2 , OUTUBRO 2025
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou nesta terça-feira (29) a abertura de uma nova licitação para a instalação de lombadas eletrônicas na Capital. O processo ocorre devido ao fim do contrato com a empresa responsável pela operação dos radares. Segundo o gestor, a prefeitura trabalha em uma renovação contratual ou em um acordo emergencial para garantir a continuidade do serviço.
“Existem decisões judiciais e recomendações do Ministério Público para a manutenção dos radares em locais estratégicos, onde os equipamentos salvam vidas. Por isso, não podemos simplesmente removê-los”, explicou o prefeito.
Durante o período de transição, Abilio afirmou que sua equipe tem solicitado à empresa a substituição de radares comuns por lombadas eletrônicas, além da melhoria na sinalização das vias para evitar a sensação de “caça-níquel” por parte dos motoristas.
“Já pedi a retirada de alguns radares instalados em locais onde o trânsito já está controlado e não há mais necessidade da fiscalização eletrônica. Após a assinatura do novo contrato, divulgaremos detalhes sobre os pontos que sofrerão alterações”, disse.
O prefeito defendeu a importância de mecanismos de controle de velocidade no trânsito, que podem incluir lombadas eletrônicas, faixas elevadas e quebra-molas. Como exemplo, citou a instalação de faixas elevadas na região do Córrego do Barbado, facilitando a travessia de pedestres, inclusive cadeirantes.
“No caso das faixas elevadas, além de promoverem segurança, ainda garantem acessibilidade, o que é fundamental”, pontuou.
Abilio também confirmou que novos radares devem ser instalados ao longo do Contorno Leste, área com alto índice de acidentes. “A escolha entre radar, lombada eletrônica ou outro equipamento será feita com base em critérios técnicos”, concluiu.