- CUIABÁ
- TERÇA-FEIRA, 9 , SETEMBRO 2025
Cuiabá pode registrar, nesta terça-feira (9), um breve alívio nas altas temperaturas com possibilidade de pancadas de chuva isoladas. Apesar da predominância de uma massa de ar seco em Mato Grosso, a circulação de umidade vinda do Norte do país aumenta as chances de instabilidade na capital — um cenário atípico para esta época do ano.
Segundo previsão da Climatempo, o dia será de sol forte, com máxima de até 37 °C. A possibilidade de chuva é baixa, com estimativa de apenas 1 milímetro de precipitação localizada no período da tarde.
O aumento na umidade ocorre devido à presença de uma frente fria no Sul do Brasil, que não chega até Mato Grosso, mas contribui para o transporte de umidade em direção ao estado. A combinação desse fluxo com o calor intenso pode favorecer a formação das chuvas pontuais.
Calor volta com força nos próximos dias
O refresco será passageiro. A previsão indica que, entre quarta (10) e sexta-feira (12), o tempo volta a ficar firme em Cuiabá. As temperaturas devem atingir os 40 °C, com índices críticos de umidade relativa do ar, variando entre 30% e 12%. O cenário reforça o alerta para a má qualidade do ar e o risco elevado de queimadas.
Onde mais pode chover em Mato Grosso?
No restante do estado, as chuvas mais expressivas devem se concentrar no noroeste e extremo oeste de Mato Grosso, onde são previstas pancadas mais intensas e irregulares. Confira os municípios com previsão de maiores volumes:
Nova Monte Verde – 12,21 mm
Cotriguaçu – 11,53 mm
Nova Bandeirantes – 10,8 mm
Juruena – 8,83 mm
Aripuanã – 6,43 mm
Juína – 2,69 mm
Nas regiões Sul, Leste e Central do estado, o tempo permanece seco e ensolarado.
Centro-Oeste sob influência da frente fria
No Centro-Oeste, a frente fria provoca instabilidades em Mato Grosso do Sul, principalmente pela manhã. Ainda assim, o sol deve predominar no período da tarde. Já em Goiás e no Distrito Federal, o calor e a baixa umidade continuam sendo os principais destaques. Em Brasília, os índices podem ficar abaixo de 12% nas horas mais quentes do dia.