- CUIABÁ
- QUARTA-FEIRA, 1 , OUTUBRO 2025
O prazo para rematrícula nas escolas estaduais de Mato Grosso, referente ao ano letivo de 2026, encerra nesta sexta-feira (3). O procedimento é garantido mesmo para estudantes reprovados em 2025, desde que tenham registrado frequência mínima de 75%.
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), a atualização cadastral é obrigatória, seja feita pelos pais, responsáveis ou pelo próprio aluno, quando maior de idade. A falta de documentação pode impedir o acesso a programas e benefícios oferecidos pela rede estadual.
A Seduc ainda alerta que a ausência nas primeiras semanas de aula pode resultar na perda da vaga. A Portaria nº 755/2025 determina que o aluno pode ser considerado em abandono escolar se faltar nos primeiros 15 dias consecutivos ou acumular sete faltas intercaladas ao longo do ano. A regra segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que estabelece limite de 25% de faltas para aprovação.
Transferências e novas matrículas
Já as transferências de alunos da rede municipal para a estadual começam em 3 de outubro. Para novos estudantes, o período de matrícula online será de 13 de outubro a 7 de novembro, exclusivamente pelo portal “MatrículaWeb”, liberado apenas a partir da data de abertura.