ALLAN MESQUITA
Reportagem
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), garantiu que o ano letivo de 2026 na rede municipal de ensino terá início dentro do prazo previsto, no dia 2 de fevereiro, sem adiamentos, como ocorreu no ano passado. Segundo o gestor, a entrega de uniformes e a entrega dos kits escolares devem ser realizadas logo no início das aulas.
“Assim que acabar o carnaval já entrega todos os uniformes. Essa é a programação da empresa que foi contratada. Então, na primeira semana pós-carnaval, é para ter entregado os uniformes, kit escolar, tudo para a população. Isso está no contrato pré-definido, espero que a empresa cumpra”, declarou.
O compromisso com o calendário escolar ocorre após um cenário de dificuldades enfrentado em 2025. No ano passado, o início das aulas na capital foi adiado para o dia 10 de fevereiro, decisão tomada após reunião emergencial entre a Prefeitura, o Conselho Municipal de Educação e o Ministério Público, diante da precariedade estrutural de diversas escolas.
À época, a gestão alegou falta de contratos para manutenção e limpeza, dificuldades financeiras herdadas da administração anterior, atrasos em repasses, problemas na folha de pagamento dos servidores e danos agravados pelas fortes chuvas, que colocaram em risco a segurança de alunos e profissionais.
Diante disso, o liberal explicou que a prefeitura já está realizando todas as adaptações e conta atualmente com 3 empresas atuando simultaneamente nos serviços de reforma, manutenção, limpeza e adequações emergenciais. “Estamos correndo para entregar tudo certinho. As aulas vão começar na data correta, dia 2 de fevereiro, e nessa data as crianças já estarão em sala de aula, com as atividades em andamento”, assegurou o prefeito.



