sexta-feira, 30 - janeiro 2026 - 23:54



DISPUTA EM SORRISO

MDB 'lança' Damiani à AL e avisa que candidatura 'não está a venda'


Thiago Rafael / Da Redação
Felipe Lima
Felipe Lima

Presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Mato Grosso, deputada Janaina Riva (MDB), endossou a pré-candidatura do ex-vereador e deputado estadual Leandro Damiani à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nas eleições de 2026, durante evento com lideranças da legenda em Sorriso (420 km de Cuiabá), na noite desta sexta-feira (30). Em seu discurso, a parlamentar foi enfática ao afirmar que o projeto político do apresentador “não está a venda” ao contestar rumores sobre acordos firmados nos bastidores.

Eu quero cumprimentar o Damiani. O Damiani, que na eleição de prefeito, mesmo com todas as adversidades, todo mundo dizendo que ele se venderia, ele foi até o final na disputa eleitoral. Ele honrou as pessoas que sempre acreditaram nele. E agora não vai ser diferente. Eu quero deixar muito claro para vocês que a candidatura do Damiani não está à venda. Ela não tem preço”, disse.

A declaração foi dada no evento que reuniu lideranças políticas e filiados para discutir o cenário eleitoral de 2026 e alinhar estratégias visando à disputa por uma vaga na Casa de Leis. Em sua manifestação, Janaína Riva afirmou que a pré-candidatura de Damiani representa uma alternativa legítima ao eleitorado local e negou qualquer tipo de imposição interna.

O debate ganha relevância diante do histórico eleitoral do município. Sorriso já chegou a eleger dois deputados estaduais, mas atualmente não conta com representantes na Assembleia Legislativa. O último parlamentar eleito pelo município foi Xuxu Dal Molin (União Brasil), que não obteve êxito na tentativa de reeleição. Recentemente, o ex-deputado também confirmou a intenção de retornar à disputa, ampliando o número de pré-candidatos ligados à cidade.

Além de Damiani e Xuxu Dal Molin, outros nomes se articulam nos bastidores. O ex-prefeito Ari Lafin (Republicanos) e Mauro Savi (União Brasil) também sinalizam pré-candidaturas, o que pode resultar em até quatro postulantes de Sorriso na disputa por uma vaga.

Damiani possui histórico recente nas eleições. Em 2022, quando concorreu ao cargo de deputado estadual pelo PSDB, obteve 24.793 votos, o equivalente a 1,42% dos votos válidos. Já nas eleições municipais mais recentes, filiado ao MDB, disputou a Prefeitura de Sorriso e alcançou 45,84% dos votos, somando 22.556 sufrágios, sendo derrotado pelo atual prefeito, Alei Fernandes (União Brasil).

Durante o encontro partidário, lideranças também destacaram a importância de ampliar o diálogo com municípios da região. Sorriso integra a 43ª Zona Eleitoral e possui cerca de 55,4 mil eleitores, configurando-se como o sexto maior colégio eleitoral de Mato Grosso.

“Ter um deputado estadual e federal é certeza que as pautas do município vão ter destaque no Congresso e na Assembleia. Nada melhor do que alguém daqui para tratar das pautas da cidade”, pontuou Riva.

 


Entre no nosso canal do Whatsapp e receba noticias em tempo real. Clique Aqui
+