sexta-feira, 13 - fevereiro 2026 - 19:38



GEOPOLÍTICA

Rússia se junta à lista de países que estão ajudando Cuba; entenda


Vista do Kremlin em Moscou
Vista do Kremlin em Moscou

A Rússia declarou nesta sexta-feira (13) que oferecerá “assistência” à Cuba, sem detalhar em que consistirá o auxílio, diante da grave crise energética que afeta a ilha. A declaração foi feita pelo vice-ministro de Relações Exteriores russo, Sergey Ryabkov, à agência estatal TASS. Segundo ele, Moscou está solidária com Havana e já vem prestando apoio, apesar da “intensa pressão” dos Estados Unidos sobre o governo cubano.

Na quinta-feira (12), o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que o governo russo estava avaliando opções de apoio ao país caribenho, mas sem fornecer detalhes sobre os possíveis mecanismos ou cronograma do auxílio.

A situação em Cuba se agravou após a suspensão das entregas de petróleo da Venezuela e do México, em meio a um bloqueio de combustíveis pressionado pelos Estados Unidos. A escassez se estende a produtos essenciais, incluindo combustível para aviões, intensificando dificuldades no setor de transportes e impactando a economia local.

Além da Rússia, outros países têm anunciado formas de apoio à população cubana. O México enviou recentemente ajuda humanitária, incluindo toneladas de alimentos e produtos de higiene, agradecida pelo presidente cubano Miguel Díaz-Canel nas redes sociais.

O Chile também confirmou auxílio ao país por meio de contribuições ao UNICEF, destinadas ao fornecimento de água, cuidados médicos e nutrição para crianças. O presidente Gabriel Boric criticou o bloqueio econômico dos Estados Unidos, classificando-o como um ataque aos direitos humanos.

A crise energética, impulsionada pela interrupção das exportações de petróleo venezuelano e pelos efeitos do embargo dos EUA, tem levado a medidas drásticas, como racionamento de combustível, falta de abastecimento para companhias aéreas e dificuldades em serviços básicos em toda a ilha.


Entre no nosso canal do Whatsapp e receba noticias em tempo real. Clique Aqui
+