quinta-feira, 20 - março 2025 - 16:38

Zelensky solicita 5 bilhões de euros à UE para artilharia


Reprodução
Reprodução

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, solicitou aos aliados da União Europeia, nesta quinta-feira (20), a aprovação de um pacote de pelo menos 5 bilhões de euros (aproximadamente US$ 5,4 bilhões) para a aquisição de artilharia destinada a Kiev. Em seu discurso por vídeo durante a cúpula da UE, Zelensky também fez um apelo por pressão contínua sobre a Rússia.

O presidente ucraniano criticou a oposição do primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán às declarações da UE em apoio à Ucrânia, classificando como “simplesmente antieuropeu” o bloqueio a decisões importantes para todo o continente.

Zelensky reiterou que Moscou foi responsável por violar um cessar-fogo limitado, patrocinado pelos Estados Unidos, para interromper os ataques à infraestrutura de energia ucraniana, ao atacar instalações estratégicas no país.

Ele também afirmou que a proposta de um cessar-fogo incondicional de 30 dias ainda estava em pauta e responsabilizou o presidente russo, Vladimir Putin, pela continuidade do conflito.

+