- CUIABÁ
- SÁBADO, 27 , JUNHO 2026
Um recém-nascido de apenas quatro dias foi salvo por um bombeiro militar após se engasgar com leite materno na manhã de sexta-feira (26), em Cuiabá. O atendimento rápido garantiu que o bebê recuperasse a respiração ainda no local.
A mãe da criança procurou ajuda na residência do soldado BM David Heine, que estava de folga no momento da ocorrência. Ao perceber que o bebê apresentava sinais de obstrução das vias aéreas por corpo estranho (OVACE) e estava hipoativo, o militar iniciou imediatamente as manobras de desengasgo.
O bombeiro realizou procedimentos de primeiros socorros e conseguiu restabelecer a respiração da criança antes da chegada do atendimento especializado.
Segundo o soldado, a situação exigiu reação imediata. “Uma vizinha chegou à minha casa com o bebê recém-nascido engasgado com leite. Diante do chamado angustiado, iniciei rapidamente a manobra de tapotagem. Ao mesmo tempo, orientei minha esposa a acionar o Ciosp. Após algumas tentativas sem sucesso, realizei a aspiração do líquido, conseguindo restabelecer a respiração do bebê”, relatou.
Na sequência, a equipe da Unidade de Resgate (UR) de Cuiabá foi acionada para dar suporte à ocorrência. Quando os socorristas chegaram, o recém-nascido já havia sido desengasgado, apresentava coloração normal, estava ativo e reativo. Mãe e filho foram encaminhados ao hospital para avaliação médica.
O militar destacou o alívio após o desfecho positivo da ocorrência. “A sensação é de gratidão e alívio por ter conseguido agir corretamente e salvar a criança. Somos treinados para isso, mas quando envolve um bebê, o nervosismo é inevitável. Felizmente, deu tudo certo”, afirmou.
Veja vídeo: