- CUIABÁ
- QUARTA-FEIRA, 24 , JUNHO 2026
Ao lançar sua pré-candidatura ao Senado Federal na noite desta terça-feira (23), em Cuiabá, o ex-governador Mauro Mendes (União) afirmou que pretende levar para o Congresso Nacional o mesmo perfil de gestão que, segundo ele, foi responsável por recuperar as finanças de Mato Grosso e viabilizar o maior programa de investimentos da história do Estado. O evento também marcou o lançamento da pré-candidatura da ex-primeira-dama Virginia Mendes (União) à Câmara dos Deputados e reuniu prefeitos, vereadores, parlamentares e aliados políticos.
Um dos principais pontos do discurso foi a promessa de reproduzir em Brasília o estilo de gestão adotado em Mato Grosso. Mauro ressaltou que tomou medidas impopulares no início do governo, mas afirmou que elas foram necessárias para reorganizar as contas públicas e promover investimentos.
Segundo ele, a mesma postura será adotada caso seja eleito senador. “O mesmo Mauro que teve a coragem de tomar decisões difíceis para consertar Mato Grosso estará em Brasília para agir da mesma forma”, afirmou.
“Com a mesma fé, a mesma vontade de trabalhar e de fazer coisas importantes é que eu vou me apresentar nesta campanha”, declarou.
Mauro relembrou o cenário encontrado quando assumiu o governo em 2019 e destacou ações realizadas ao longo dos sete anos e três meses em que permaneceu no comando do Estado. Entre os exemplos citados, mencionou a pavimentação de rodovias, a construção de escolas e hospitais e o que classificou como o maior programa de investimentos da história de Mato Grosso.
Ao justificar sua entrada na disputa pelo Senado, ele afirmou que refletiu sobre a possibilidade de deixar a vida pública após encerrar o mandato, mas concluiu que ainda pode contribuir com a experiência acumulada na administração pública.
“Acumulei uma experiência de quatro anos como prefeito e sete anos e três meses como governador. Conheço a administração pública e quero continuar ajudando”, disse.
Nos minutos finais da fala, o ex-governador reforçou que pretende defender no Congresso um modelo de gestão focado em resultados, responsabilidade fiscal e investimentos.
“Essa mesma coragem, essa mesma determinação de fazer a coisa certa, se for a vontade de Deus e do povo, vocês podem ter certeza que estarei lá em Brasília para tentar construir os mesmos resultados”, declarou.
Apoio a Virginia
Mauro também dedicou parte do discurso à esposa, Virginia Mendes, destacando o trabalho desenvolvido por ela na área social durante os anos em que ocupou o posto de primeira-dama.
Segundo ele, Virginia construiu uma trajetória própria e reúne credenciais para representar Mato Grosso na Câmara Federal.
“Ela construiu sua própria história e sua própria identidade por meio do trabalho e da dedicação”, afirmou.
O ex-governador disse ainda que espera atuar ao lado da esposa em Brasília caso ambos sejam eleitos em 2026.
O lançamento das pré-candidaturas ocorreu em clima de mobilização política e contou com a presença de deputados estaduais, prefeitos, vereadores, lideranças partidárias e representantes de diversos municípios mato-grossenses.